Timur Vermes nasceu em 1967 em Nuremberg, onde, na década de 1940, os nazistas realizavam grandes comícios. Entre as construções megalomaníacas deixadas na cidade pelos seguidores de Hitler cresceu o autor de "Ele está de volta", livro que narra o retorno de Adolf Hitler à Berlim dos dias atuais. A obra vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares somente na Alemanha e teve os direitos de publicação vendidos para mais de 30 países.
Filho de mãe alemã e pai húngaro, Vermes estudou história e política antes de se tornar jornalista, tendo colaborado para os jornais alemães Abendzeitung e Cologne Express. Ele também tem passagens por uma série de revistas, além de ter trabalhado como ghost-writer de diversos livros, desde biografias a guias turísticos.
O escritor gostou da experiência de se colocar na pele dos outros. Assim, surgiu a ideia de contar uma história pelo ponto de vista de Adolf Hitler em uma obra satírica que tem dividido opiniões, sobretudo por tratar o líder nazista como um homem deslocado no tempo, não como um monstro. Alguém com quem os leitores podem até simpatizar. No entanto, em entrevista ao The Sunday Times, o autor foi categórico: “Se você concorda com o Hitler do meu livro, você provavelmente é um nazista.”
*Fonte editora Intrínseca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário